Movimento e Evolução

Como os ciclos da natureza, estamos sempre nos renovando e acrescentando, o que constitui o mecanismo principal do equilíbrio. Essa é uma visão evolutiva que se baseia na dinâmica entre caos e cosmos, ordem e desordem, equilíbrio e desequilíbrio. Esse movimento constante busca a harmonia, a perfeição, através da dinâmica e acrescentando conhecimento e experiência.



Entendemos (pela visão tradicional chinesa) que existam duas forcas opostas e complementares, em movimento constante, o yin e o yang. O yin é visto como passivo, feminino, escuro e todos os simbolismos relacionados como: a noite, a lua, a emoção, etc; e o yang como ativo, masculino, claro e também suas outras relações como: o dia, o sol, a razão, etc. Nada é absolutamente yin ou yang. Um não existe sem o outro e não existe separação. Um contém em si a semente do outro, atraem-se mutuamente e se repelem ao mesmo tempo, em um movimento constante.

Desse movimento primordial surge (na visão tradicional chinesa) outras manifestações, designadas pelos chineses de os Cinco Movimentos. O ascendente, descendente, centrifugo, centrípeto e equilibrante; que chamamos de Fogo, Água, Madeira, Metal e Terra, respectivamente.
  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QUARTZO AJUDA A LIDAR COM CONFLITOS

ENTENDENDO OS SÍMBOLOS DO REIKI

Pedras e cristais para lidar com a raiva